sábado, 2 de janeiro de 2010

..... E ASSIM COMEÇA 2010......


É inevitável ..... nos primeiros dias do ano todos nós fazermos um balanço dos anos que se passaram ou ao menos do ano que passou..... e em seguida pensamos o que queremos para o ano que se inicia. Em tempos difíceis e de consumismo exacerbado pede-se prosperidade material, fartura à mesa.... . É como se necessitássemos obter algo que não temos....se já possuo um carro zero quero uma casa nova, se já possuo a casa nova quero aquela viagem ainda não feita para aquele tão sonhado lugar, mas se já fiz aquela viagem....o que espero para o ano que se inicia? A felicidade em tempos de grande consumismo está ligado a "POSSUIR" coisas ...... Mas qual a função de tudo isso? No que eu realmente acredito? O que move meus outros 364 dias do ano em que não faço balanço do que realmente quero conquistar na minha vida???? O que é realmente importante para mim?
Em meio a esses questionamentos vejo meu filho brincando no corredor de casa imaginando ser um grande dinossauro e diz prá mim:
- Viu mami como sou forte? Eu sou o enormossauro........
Ele ainda vive em um "mundo paralelo"... um mundo onde ele pode ser o que quiser, como quiser e quando quiser. Ele fala sozinho, tem um brilho nos olhos de quem acredita naquilo que fala e ouve das pessoas .... principalmente dos pais. Percebo que ele pode aprender tudo aquilo que ensinarmos a ele, sua capacidade e vontade de aprender não tem fim. Eu e seu pai somos de longe as figuras mais importantes de sua vida e por vezes vejo-o imitando o meu jeito de falar, o jeito do pai de agir, a vontade de ser grande como o pai:
- Mami: Né que quando eu crescer eu vou trabalhar na Sanepar igual ao Papi?
O mundo do Heitor ainda é um pouco o meu mundo e o mundo do pai dele. Que responsabilidade, penso....!!!!! Acredito que aprendemos por modelos, mais do que com palavras. Isso percebo em sala de aula com meus alunos e em casa com meu filho. A vida é um grande compromisso com o exemplo que exercemos sobre os outros, às vezes sem mesmo percebermos.
Por isso posso afirmar hoje que em 2010 quero ser exemplo! Exemplo de compromentimento, de respeito, de caráter, de força, de sabedoria...... pelos menos ao meu filho!!!!

Um comentário:

  1. Parabens pela iniciativa Karyn. É assim que começa uma grande obra, com um pequeno traço na tela. Desejo muito sucesso e muito prazer pra você com este Blog!

    Abraços

    Ezequiel

    ResponderExcluir