segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Um pouco de arte - Vik Muniz

Monalisa de geléia e pasta de amendoim


VIK MUNIZ

Divide residência entre Rio de Janeiro, São Paulo e Nova York. Publicitário de formação, atua como fotógrafo, desenhista, pintor e gravador. Realiza, desde 1988, séries de trabalhos nas quais investiga, principalmente, temas relativos à memória, fazendo uso de técnicas diversas. Emprega nas obras, com freqüência, materiais inusitados, como açúcar, chocolate líquido, poeira e cabelo. Em The Best of Life reproduz, de memória, uma parte das famosas fotografias veiculadas pela revista americana Life, simulando um caráter de realidade às originárias. Com essa operação inaugura sua abordagem das questões envolvidas na circulação e retenção de imagens. Seu processo de trabalho consiste em compor as imagens com os materiais, normalmente instáveis e perecíveis, sobre uma superfície e fotografá-las. Nessas séries, as fotografias, em edições limitadas, são o produto final do trabalho. Sua obra também se estende para outras experiências artísticas como a earthwork e as questões envolvidas no registro dessas criações.

Na última quarta-feira, dia 06, estive visitando o MON (Museu Oscar Niemeyer) aqui em Curitiba, especialmente para apreciar a exposição de Vik Muniz, artista acima citado. Encantada com suas obras resolvi ler um pouco mais sobre o artista que encheu os meus olhos com tanta "perfeição" e "criatividade". Me surpreendi ao perceber que existe um grande debate a respeito de suas obras, uma discussão bastante grande acerca da consistência artística de seu trabalho. Li comentários qua afirmavam: ... "O Vik Muniz é um artista controverso. Eu tenho um sentimento ambíguo em relação ao seu trabalho. Não há como negar sua força visual. Mesmo porque suas imagens são exuberantes e arrebatadoras. Seduz o olhar e proporciona prazer estético. Mas há um que de superficialidade que me incomoda. Tem uma aproximação perigosa com a publicidade e com a ilustração. Sua obra é maneirista, e como tal dá uma sensação de vazio por de trás da beleza."... Ou outros comentários: ... "Quanto à obra do Vik Muniz, ela, gosta-se ou não, é importante, exatamente por ser exemplar para se discutir a arte no mundo de hoje. Mundo que se convencionou chamar de pós-moderno. O maneirismo, para mim, principal característica da arte pós-moderna, segundo os historiadores é típico de períodos de decadência, de crise de valores. Embora ache que o maneirismo faz muito sentido em uma sociedade como a nossa, não estou convencido de que não haja mais espaço para o humanismo na arte contemporânea."...

Cabe aqui dizer que Vik Muniz é publicitário de formação e talvez a leitura que ele faz do mundo seja muito mais através dos olhos de alguém que "vende" uma idéia, do que através dos olhos de alguém que desenha uma sensação, um momento ou uma simples paisagem. Mesmo assim é inegável a técnica que Vick Muniz possui, suas obras são grandiosas e no mínimo pretensiosas. Vale a pena lembrar que Vik Muniz é brasileiro e faz um enorme sucesso principalmente fora do Brasil.


Pessoas feitas de açúcar

A exposição de Vik Muniz estará no MON (Museu Oscar Niemeyer) em Curitiba, até o dia 07/03/2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário